Os mercados de software digital.

Com o crescimento das empresas que trabalham com um sistema ERP, temos que considerar que muitas companhias que desenvolvem softwares de ERP, trabalham com empresas que atuam como intermediadoras com os clientes, como se fossem revendas. Entretanto, esses parceiros podem lidar não só com vendas, mas também com outros processos, como suporte e implementação. A divisão Dynamics, da Microsoft, é uma das fornecedoras que exploram com sucesso esse modelo. Essa iniciativa pode ajudar a avaliar os aspectos de desempenho, suporte, manutenção, treinamento e assim por diante. Mas é importante frisar que se um sistema de ERP deu certo em determinada companhia, não significa que terá o mesmo êxito na empresa que você representa, mesmo quando ambas atuam no mesmo ramo de atividade — lembre-se de que cada negócio é único.

Todos sabem que os sistemas de ERP podem representar uma diferencial significativo no cotidiano das empresas. No entanto, é importante ter em mente que esse tipo de software não resolverá todos os problemas da companhia e, muitas vezes, pode não oferecer os resultados esperados para determinadas atividades. Por esse motivo, é importante conhecer as vantagens e desvantagens dos sistemas de ERP. Isso ajuda não só na escolha do software mais adequado, como também deixa mais claro os riscos atrelados à implementação. O ROI (Return on Investment) é uma maneira de a empresa determinar a relação entre o valor aplicado em um investimento, e os ganhos financeiros obtidos. Em outras palavras, com o ROI é possível saber se a implementação do sistema deu o resultado esperado.

No entanto, essa é uma medição subjetiva, pois está baseada em estimativas. A empresa deve considerar uma série de fatores para fazer a avaliação mais adequada. Uma delas é o tempo. Em alguns casos, soluções de ERP levam meses para serem implementadas. Acompanhadas dos custos dessa fase estão despesas inerentes à manutenção, suporte, treinamento, entre outros. Portanto, esperar que o ROI aconteça dentro de um intervalo de tempo curto muitas vezes é um equívoco. Não raramente, os benefícios da utilização do sistema só aparecerão depois de um período considerável de uso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *